02 December 2008

(mais) uma casa portuguesa







Esta fica em Chandor, a cerca de 30 km de Palolem, mas a viagem!... demorou tanto como ir de Lisboa a Porto Covo, naqueles (tem de se mudar a meio do caminho) autocarros locais que parecem ter sido roubados de um ferro velho, cheios de remendos, baratas, bancos de pau que se transformam em objectos de tortura quando passamos sobre as lombas da estrada.
Da conducao nem se fala, os "altares" no tablier dizem tudo e parecem de catedral a comparar com os dos taxis. A filosofia e a mesma, e ate lhes dao nomes religiosos como se faz com os barcos. Quando se pergunta qual e o autocarro que vai para determinado sitio indicam o Sto. Antonio, ou a Sta. Teresa, que devem estar estacionados para ali - apontam para um mar de latas ferrugentas estacionadas de qualquer maneira-, e encontrar o tal e uma verdadeira provacao, ate porque os nomes das localidades se dizem de pelo menos 3 maneiras diferentes, a antiga, a nova, a inglesa...
Chegados a Chandor: a tal casa, hoje mantida pelas duas familias que habitam as 2 enormes alas, ocupa um dos lados do "largo" - entenda-se campo aberto de terra batida onde o autocarro nos deixa so a nos seguindo sabe-se la para onde no meio da selva-, dominado por uma igreja que parece grande demais para a populacao da zona. Mas linda.
Com as maos em concha sobre os olhos por causa do sol, vemos acenar de uma das varandas. Mandam-nos "subir". Passamos o portao, uma escadaria... entramos na ala dos Menezes Braganca, guiados em portugues por uma octagenaria que descreve peca a peca, todas as loicas- companhia das indias e vista alegre-, pratas, colchas de renda, retratos, vasos chineses, pecas de mobiliario tao familiares. O salao de baile resplandecente de luz - o chao de marmore italiana, polido pelo tempo, branco como porcelana-, a sala de jantar com lustres de cristal belga, as janelas abertas para o jardim, uma luz verde filtrada, uma frescura que se sente como um privilegio.
A casa de 400 anos, por fora decadente, e mantida a custa de donativos dos visitantes que nem devem ser muitos a julgar pela ala dos Pereira Braganca - que apesar de pior mantida deveria ter sido mais exuberante que a do vizinho do lado naqueles tempos-, ainda possui uma capela com uma reliquia de S. Francisco Xavier, e que nos foi apresentada por uma mae e pelos seus filhos que ora se agarravam as suas saias ora se sentavam em cadeiras oferecidas pelo rei D. Carlos para as quais apontava a nossa passagem, ou saltitavam sobre uma impressionante cama de docel... Sai-se de la com um misto de satisfacao e frustracao, pena. Acabavamos de ver uma imagem que se desvanece, e vai desaparecer um dia.
Enquanto nao passa outro autocarro no sentido oposto esperamos num "cafe" a comer chamucas e a beber qualquer coisa. Quando aparece finalmente um, bem depois da meia hora que a dona diz ser a frequencia deles, acabamos por "ter de" o deixar partir. A senhora esta entretida com a conversa e diz, " nao faz mal, apanham o proximo". E nisto passa-se um dia.

15 comments:

Anonymous said...

Se não soubesse o que sei, ficava com medo que ficassem para sempre por aí!

darjeeling said...

Nem pensar nisso!... mas voltamos assim que pudermos (ainda temos o visto ate marco), nunca se sabe as voltas que o mundo da!
Tenho saudades da minha maezinha, e ate dos seus 'exoticos cozinhados'. No outro dia prometi ao J. fazer um bolo qualquer quando chegassemos e ele respondeu 'es mesmo igual a tua mae'... da para acreditar na falta de fe?!?
Depois desta viagem aguentamos qualquer 'surpresa na mesa' e ate ja sonhamos com elas!
bj

Anonymous said...

PARABENS RITA!

Estive a falar com o Xu no gmail.
Ele deu a sua contribuicao para a minha depressao, neste dia que parece noite! (ganda rima)
Ele agora foi dar mais um mergulho! Como esta "demasiado" calor, ele faz um intervalo para vir a net. Ridiculo.

Bom, divirtam-se e bom curso de Ioga.

Tiago

Anonymous said...

PARABÉNS RITA!!!!!
Espero que tenhas um dia de aniversário maravilhoso aí nas Índias, cheio de coisas boas...
Um beijo do tamanho do Mundo!!!!
da prima Susana...

Anonymous said...

Olá bébé!!! Parabéns!!! Este vai ser com certeza um aniversário que não vais esquecer... aproveita para queimar uns cartuxinhos especiais... Bjs gds da sorella que tem muitas saudades.
PS: tentei ligar, mas como de costume não atendeste.

Anonymous said...

Muitos parabéns baby !!!!

Falando de "cozinhados exóticos", experimentei uma receita de bifes de frango, com molho de sumo de laranja e alcaparras, muito simples, como não podia deixar de ser, e que até ficou boa. Só espero conseguir fazer igual para a próxima!...
Muitos beijos e um abraço muito, muito apertado

darjeeling said...

Ooooooh! obrigada pelos parabens!
Salavessa, nao desanimes - parece-me que a tua vez esta a chegar!... prima, catarina e moa, muitos beijinhos... qt a receita nao vai sair igual de certeza, mas enfim! Ha coisas que nunca mudam!, como eu nao atender o telefone, tipico!!!... mas aqui tambem nao convem levar nada para a praia a nao ser a toalha! Mais bjs, muitos, muitos :)

Sofia said...

Ritinha, muitos parabéns!!

Na volta aí já é tarde, mas aqui ainda se festeja o teu dia de anos!

'Tou aqui a comer uma sandes de rilletes que bem me lembra outras viagens nossas! Desta vez tenho uma faca...lol
É que a seguir vou para o Cirque du Soleil...sonhar mais um bocado!

Beijos grandes para vocês,
Sofia

Anonymous said...

PARABÉNS RITA!!!!!
Divirtam-se!
Muitos beijinhos AF & PJ

Anonymous said...

paraaaaaaaaaaaaaaaaaabenssssssssssssssssssssssssssssssssssss, daki só podia escrever o inconturnável seguidor de rastos do lince da serra da malcata!!! tenho seguido o diário de bordo mas sem tempo para meditar sobre as atrocidades que poderia escrever...:) voçes estão cá dentro, mas por outro lado tambem estão na india, por isso posso dizer que parte de mim está na india com voçezzzesss! Abraços e Bjinhosssss

Anonymous said...

Mil Parabéns Rita!!
fazer anos no outro lado do mundo é no mínimo inesquecível!

continuação de boas odisseias por esse oriente fora!
beijinhos aos dois dos Lourenços!
Carolina

Anonymous said...

WitaaaaaaaaaaaaaaaBIX!

Desejo-te um óptimo dia de aniversário!!

Ler e ver um pouco da vossa viagem têm sido a "lufada de ar fresco" dos meus dias mais cinzentões!
Obrigada! :)

Envio-te uma simples curiosidade astrológica...

http://horoscopo.clix.pt/astrologia/sagitario/71432.html

E uma música alusiva! (Clica na faixa 8)

http://www.adrianacalcanhotto.com/sec_discografia2_view.php?id=8

Muitos Parabéns!

AOutraWita

darjeeling said...

Obrigadaaaaaaa... ja passei pelo menos outros 2 aniversarios longe de casa, mas este... esta a custar mais!!! Nao me estou a queixar, lol, mas todos me parecem tao longe de onde estou, em Arambol.
Ao mesmo tempo esta coisa do blog ajuda muito, e sabe tao bem receber os vossos parabens, beijinhos, e ate musicas (!), quem diria!... Da 'serra da malcata' ( ja nao era sem tempo!) a bruxelas (ai essas memorias!), 'casa' e arredores, muitos bjs e abracos para todos!*R

Anonymous said...

Ritinha,

Muitos parabéns!

Ontem lembrei-me iemnso de ti mas andei tão aterefada que não consegui passar por cá para te deixar um grande beijinho.

Espero que tenhas tido um dia óptimo.

Bjs Luisa e Madalena

Anonymous said...

sabes onde estive no dia 4?

simplesmente ao pé de ti. pensei em ti o dia tood e mesmo que o joao ache que eu goste mais dele porque lhe ligo no dia de anos mais cedo, o que é certo é que eu aodor os dois, e ocnfesso ter inveja de saber que quando dizes "vamos voltar p casa" a casa não seja aqui!!

adorei ouvir a tua voz, adorei saber que tás bem. e adorei que me tivesses ouvido!