15 December 2008

mais uma volta...







Cada mergulho ja sabe a despedida n'A praia desta viagem. Quando pensarmos em Palolem vamos tambem lembrar-nos dos amigos que aqui fizemos, da Anita, do Thomaz, do "uncle", e que ficaram contentes de nos voltar a ver por aqui.
Estamos entusiamados com o regresso mas ja sofremos por antecipacao as saudades deste mar e de enviar ondas para Mocambique - Bicuka, este post e para ti que fazes com que os dias 13 nunca sejam de azar, que estas sempre do nosso lado, que viajas comigo para onde eu vou, e durante o mes que passou estiveste "aqui tao perto", PARABENS! -, das noites iluminadas por velas, do por do sol, das visitas dos golfinhos que sao tao queridos que o proprio nome comeca logo no diminutivo... acordar cedo tornou-se vontade (pai, que orgulho heim?, isto e o facto de andar em cima do mesmo par de havaianas desde a china! Uma verdadeira revelacao espiritual-quase penitencia, que nem o "encontro com o guru" nem os pinos de 10 minutos conseguiram superar. Longe vao os dias de ter de ir a Dublin buscar malas so com sapatos!... Sei que o proximo mes vai ser crucial e que provavelmente vou vacilar quando tiver de escolher o que calcar cada manha... e depois de almoco... e a noite...), mas vai ser um habito facil de abandonar porque em Lisboa esta frrrrrio e vai custar sair da cama.
De Arambol aqui os 80 Km dividem-se em 4 autocarros e espalham-se ao longo de um dia por atalhos. A carreira e "flexivel" no horario e no percurso, o numero de paragens ilimitado. Cada autocarro tem pelo menos 3 funcionarios: o condutor numa "jaula" com ventoinha para nao ser esmagado pela clientela, o "esmagador" que tambem pesca os ocupantes em andamento porque nao se para so se abranda, e o "assobiador" que anuncia as paragens e controla a porta que nao e automatica. Se apanharmos os putos a sair da escola a viagem duplica em tempo, multiplica em atalhos, triplica em lotacao - no lugar de um adulto cabem 2 criancas, que entram em grupos de 20 ou 30-, e nessas alturas desvio o olhar e o nariz da janela para olhar para J. que me parece ter miudos as cavalitas, e em cima da cabeca porque ao colo e normal, mais um caixote de papaias no meio das pernas.
Ja sei que vou sorrir quando me lembrar destas viagens e das de comboio - onde os vendedores de comida de todas as cores e sabores passam o dia rezar os nomes das coisas que vendem em ladainhas repetidas que comecam quando a porta de abre e desvanecem no fundo do corredor quando ja outro canta mais alto - , das vacas "vadias", dos gritos roucos das gralhas, do cheiro a insenso nas manhas preguicosas e nos fins de tarde interminaveis, do "hello my friend" (ate nisto Goa se parece com o Alentejo)... Namaste.
Daqui de Palolem a Vasco da Gama, de Goa para Delhi, de Delhi para Londres, e finalmente ate Lisboa, 2 autocarros, 1 tuc-tuc, 3 avioes e 2 dias depois havemos de chegar a casa. Ate ja!

6 comments:

Anonymous said...

Bem, o João está com uma barba impressionante!
Há sempre um look próprio das viagens: o bronzeado, as havaianas que não conseguimos largar, a barba que deixamos crescer...

João depois destas viagens e com esse look podias passar por Guru! O arquitecto que conheceu o "boom" económico em Dublin e a pobreza na Ìndia... Parece que já estou a ver... :D

Wita, adoro as tuas saias! O teu look saia comprida, écharpe e Ray Ban está um must!

beijinhos e bom regresso!

AOutraWita

me said...

pois é... Agora com a estadia no brasil, Com um verão fora de época, a apanhar chuva e a ficar seca 2 min depois, e de havaianas, posso dizer q compreendo.. foram so 10 dias mas depois de uns dias.. faz parte.. até sinto que durmo com elas..mas pronto.. agora ja estou de botas.. :) boa viagem de regresso e vemo-nos por ca.. beijinhosss

Anonymous said...

Até já meus amores!

Anonymous said...

Já de volta meus amigos?

A boa vida tb farta ....

Grrr ... que inveja :)

Anonymous said...

Avisem quando estiverem em Londres!

Beijos

Tiago

Anonymous said...

minha linda rita... e joão... a minha avó madalena faleceu... ando triste, choro sempre, olho o mar e vejo ondas e sei que mesmo nçao sabendo sabes que o silêncio tb pode ser sinal de tristeza... o post animou-me ms continuo assim, longe e triste... agora sim a distancia é enorme, agora sim doi...
que vom ter a filipa aqui ao meu lado, crescemos juntas vivemos a minha avó juntas e agora temos só uma á outra para sofrermos juntas.

um beijo de quem está aqui triste mas a querer pensar em vocês