14 October 2008

HangZhou, HangOver, Recover.







Pelo prazer de deixar o tempo passar mais lentamente acabamos por alongar a estadia em HangZhou. Seguimos depois para Suzhou, a "Veneza do oriente", mas so porque tem canais e pontes. Duas coisas tao distintas nao se devem comparar. Seria o mesmo que comparar duas mulheres so porque sao do mesmo genero.
Ainda hipnotizada pelo surrealismo de HangZhou, estado este muito sugestionado pela invulgar toponimia - para quem achava que os menus dos restaurantes chineses eram muito criativos ainda nao tinha estado em lugares chamados de "ponte partida sob a luz da lua no solesticio..." ;"pagode das 6 harmonias..."; brisa de outono sobre o lago calmo de nenufares nao sei que..."-, a viagem de comboio entre as duas cidades foi mais um pesadelo que um sonho e logo ali na estacao, antes de partir, tive direito a fazer a primeira birra com lagrimas e tudo. Eram de frustracao: consegui o bilhete, mas nao em primeira, nem segunda, nem quinta classe. No meio de caras sujas, curiosas, a um palmo da minha, sons e cheiros indescritiveis, cuspidelas para o chao e outras cenas, passaram-se algumas das horas mais longas da minha vida.
A esta hora a minha mae esta a imaginar a sua princesa "tron-plin-ton" - como sempre fui conhecida na familia e baptizada por uma tia avo que tinha 80 anos quando eu nasci- num comboio para o inferno, mas para sua e minha felicidade tambem, esta e daquelas historias que dao a volta. A meio da viagem ja tinha um lugar para mim, a mala num compartimento e um bando de nativos que fizeram o favor de me "proteger" o resto da viagem. J. ria-se, "conversava" com os novos amigos. Enterrei o nariz num livro e nao o tirei da frente ate chegar ao meu destino. Depois disso, taxi para o hotel.
Em pleno bairro patrimonio da UNESCO, o hotel mais especial em que ja estive. Nao o mais caro - pelo contrario, a maior pechincha desde que comecou esta viagem!- , ou o mais luxuoso, mas talvez o mais charmoso. Lindo. O meu optimismo regressou e ainda nao sabia o que estava para acontecer.
Agora o tal bairro em SuZhou. Quando antes de partir disse que tambem vinha em trabalho, ninguem acreditava. O que levo deste lugar nao vem nos livros - vem n'alguns claro, ate porque o Ming Pei esta a acompanhar a recuperacao do sitio e ate ali tem um museu-, porque tem de se viver. Passear por um lugar assim, que contem todos os temas da aquitectura, que os apresenta, desenvolve e conclui numa caminhada... e coisa rara. Muito.
Quando se faz uma destas "descobertas", fica-se com aquela sensacao de saber um segredo, de possuir informacao sagrada. Em vez de o guardar so para nos, queremos partilhar a experiencia porque se voassemos amanha para casa tinhamos tanto para contar que ja valeu a pena.

7 comments:

Anonymous said...

Meus malucos ....

Preco

Anonymous said...

É assim mesmo! A arquitectura não é só o que vem nos livros! A cultura que adquirem pela experiência desta viagem faz de vocês autores mais conhecedores e mais preparados a resolver Projectos!

Força!

beijocas

AOutraWita

Patricia said...

Pois, estou a ver que toda a gente, ou pelo menos as raparigas, pensam na mãezinha quando se vêm em situações que não lembra ao Diabo :D! Também eu, em hotéis para lá de sujos, por exemplo, já pensei muitas vezes: "Anda uma mãe a criar uma filha pra isto!!". Mas depois como disseste há sempre um lado bom e a situação acaba por virar e sinceramente acho que todas as viagens e as respectivas experiências valem a pena. Como diria uma amiga minha: " Só me arrependo daquilo que não fiz!".

Bjs e divirtam-se,
Patrícia

Anonymous said...

estou a adorar...já adicionei o blog aos meus favoritos para ir acompanhando esta vossa mega viagem!

Divirtam-se.

bjs Luisa e Madalena

me said...

Finalmente vou saber o q se passa no outro lado do mundo.. e hoje c tanta emoção q so me dá para sorrir.. pareço aquelas estupidas de sorriso constante na cara.. :) you made me smile today!!! ;)
boa viagem!!! keep us posted!!! beijinhos

Anonymous said...

Olá Rita, só hoje fiquei a saber da tua emocionante viagem pelos países do sol nascente!!
Mas que grande aventura!!
Por aquilo que nos mostras no teu blog é de facto uma experiência fabulosa, com os seus altos e baixos está claro mas quando se parte á aventura temos de contar com tudo... Mas o mais saboroso de tudo é no final do dia fazer-se uma refexão do que foi vivido e acumular a sabedoria desta experiência fantástica!
Um beijo do tamanho do Mundo da tua prima Susana que viaja contigo no pensamento... e agora todos os dias te acompanha no teu Blog...

darjeeling said...

meninas... e menino, nao imaginam como sabe bem a vossa companhia. Estamos a adorar cada minuto, menos aqueles em que estamos dentro dos comboios, mas de resto estao sempre a acontecer coisas que so por aqui podiam acontecer.
bjs p todos e abracos do j. que ainda nao deu ares da sua graca, mas vai em breve (esta de ferias!...)
ps- susana, um beijinho especial para ti e para a B :)