10 November 2008

123 ja ca estamos outra vez!









Novamente em Bangkok, e ainda bem. Gostamos de ca estar, e do facto de existirem tantas cidades dentro de uma so, mesmo que de noite a capital fique obcecada por sexo a ponto de vender bilhetes para combates de ping pong, que no minimo envolvem gente nua aos saltos e raquetadas, e no maximo nem quero imaginar nem J. quer explicar. Os mercados nocturnos iluminam toda a cidade e entre espetadas de frango, ananazes, ferragens, e pirataria audio visual, somos convidados a comprar DVDs, sem capa com imagens ou titulo hilariante que anuncie o conteudo, com a palavra sex escrita a marcador, tipo produto branco de hipermercado. Mas acho que faz parte dos encantos desta cidade e ninguem fica zangado quando dizemos que nao queremos comprar. O sorriso e mesmo a imagem de marca da hospitalidade tailandeza, que faz todo o tipo de turista se sentir benvindo. Este sorriso mascara a intensidade dos pecados praticados de dia e de noite por toda a cidade, da gula a luxuria, e cada amanhecer traz uma tranquilidade e sensacao de equilibrio raras numa metropole.
So tive pena de termos regressado num domingo a tarde quando o mercado Chatuchak, o maior do genero em toda a asia, ja estava a fechar portas nao dando hipoteses de uma segunda visita. Por outro lado ainda bem, que estamos a beira da falencia, mas mais vale aqui que em casa que tudo e mais baratinho, e a comida deliciosa. Qualquer barraquita de rua prepara uma refeicao com uma apresentacao primorosa, digna de um qualquer restaurante thai de luxo, a precos ridiculos. A fruta entao, e vendida ja preparada, sempre fresca, em saquinhos pret a porter... nao ha desculpas para nao comer as 5 por dia!
Sem as habituais correrias para ver tudo o que se pode em pouco tempo, porque o temos de sobra, ficamos contentes se tivermos um acontecimento diario, e dedicamos o resto a deambular pelas cidades ao acaso, orientados por rotinas muito semelhantes as que temos em casa. Ja chegamos a fase em que nos esquecemos da maquina fotografica. Mas hoje ate tivemos a sorte de a ter a mao quando durante o pequeno almoco a beira do lago do parque Lumphini emergiu um lagarto gigante do tamanho de um crocodilo, sem exagero feminino, e agrafou um pombo que devorou inteiro. Ali assim, do nada, aos nossos pes. O episodio nao perturbou a coreografia de tai chi que se fazia nas redondezas, e calculo que devem existir outras criaturas mais bestiais ainda, mas nao fizemos questao de ficar tempo suficiente para confirmar.
Antes de partir para sul fomos aos correios largar 10kg de bagagem. Decidimos enviar as coisas para casa de barco, que em tempo de crise pagar mais do dobro para mandar por aviao pareceu um excesso, e assim sobra mais para as massagens tailandesas. J. acha piada a minha maneira de pensar, que em primeiro lugar deveria ser lamentar o facto de ter trazido bagagem desnecessaria a tal ponto de termos de pagar para nos vermos livres dela, mas eu fico contente por nao ter de carregar com as coisas e ate fico tao feliz como se tivesse apanhado uma promocao. Ele ainda duvida que as coisas cheguem mas eu nao, ate porque puz dentro do caixote um bilhetinho ao Sto. Antonio para proteger os nossos pertences, poruqe nao sei qual a divindade responsavel pela proteccao dos correios e encomendas, e o querido S.A. e um santo romantico que nao vai querer ver uma discussao se daqui a 3 meses as coisas ainda nao tiverem chegado. E aposto que a minha mae concorda comigo, em tudo.

5 comments:

Anonymous said...

Concordo sim senhora, e até vou rezar um responso de S. António, embora não sabendo muito bem o que isto é, mas a intenção é que conta. Tenho é a certeza que é um Santo casamenteiro, portanto vai cá chegar tudo direitinho, para não haver discussões!!!

Anonymous said...

olhem lá, acham que o santo antónio sabe falar tailandês???

Anonymous said...

o santo antonio é sempre util, seja para o que for e neste caso tem tudo a ver, porque tu não queres PERDER as tuas coisas... e queres ter ainda namorado quando as encomendas chegarem a lisboa
por isso... tudo a ver!!!! beijos fofos

darjeeling said...

hihi, obrigada... saudades das 3!... e de todos!...e...

Anonymous said...

A minha avó sabia esse responso do S. António! Era infalível para encontrar coisas perdidas! certa vez até encontrei a chave do carro!