23 November 2008

Panjim





E impossivel que Panjim nao toque o coracao de qualquer portugues que por aqui passe. A lingua ainda se fala, ha o cafe Matias, a pousada do Afonso - que responde "ora essa!" quando lhe agradecemos por qualquer coisinha-, a mercearia Menezes com bolacha maria nas prateleiras e chupa-chupas em frascos sobre o balcao... ha missa em portugues e pao, que para nossa surpresa depois de tentar "bread" por nao sabermos falar konkani se diz pao! E o sabor e o mesmo ou mais especial ainda por estarmos tao longe de casa. Mais as casas, mil e uma igrejas brancas no meio de palmeiras, pequenos largos e ate as feicoes das pessoas. As cores sao diferentes, da pele e das fachadas, mas tao familiares que ate emociona. A cada esquina podemos virar e encontrar pedacos de vilas de portugal.
Para mim este era um dos destinos mais aguardados desta viagem, talvez o mais de todos porque aqui se escreveu a historia da minha familia por mais de 10 geracoes. Queria chegar e visitar a Igreja da Imaculada Conceicao onde sabia terem-se celebrado casamentos, e outras cerimonias que se nao tivessem acontecido eu nao existia. Sabia que depois de subir a penosa escadaria - como a do Bom Jesus! - debaixo de uns 40 graus, com o sol das 3 da tarde a reflectir na enorme fachada tao imaculada como a Santa, haveriamos de ser recompensados. A porta estava fechada e a espera de meia hora a sombra ja seria bom o suficiente, mas uma vez la dentro tive uma boa surpresa, ha muitos anos ali a espera, uma historia comprida demais para agora.
Por tudo isto ou apenas porque ao fim de algum tempo a viajar soube bem estar em "casa" foi dificil seguir viagem como em qualquer despedida, mas como decidimos voltar de certeza, depressa a ideia de uns dias na praia fez-nos sorrir e entrar num autocarro para "voltar a india", antes que ja nao tivessemos lugar la dentro.

5 comments:

Anonymous said...

Fico feliz com as vossas noticias.Tenho a certeza que não vao esquecer esta vossa estadia na India.beijos

Bruno Noronha said...

Hey,
Ja estao na India? Significa que estao quase a regressar? Tenho saudades e a situaçao ta meio marada por aqui. Estou agr no atelier, nao me dao trabalho e ando a ter umas confusoes para acertar os documentos da minha saida. Aqui, ao contrario da Irlanda, ninguem facilita nada e ate com um advogado ja tive que falar. Filmes...
Divirtam-se, aproveitem e voltemmmmm... Preciso de companhia para as minhas corridas de desempregado!
Beijos e abraços
Bruno

Anonymous said...

Tenho muito para dizer, mas fica para depois.....
Muitos beijos e abraços para os 2

Anonymous said...

Até este post sobre Panjim, a Índia para mim (ainda que com consciência de ter paisagens lindas, um colorido nas pessoas e nos alimentos indescritível, monumentos impressionantes etc), tinha uma indissociável ideia de cheiro e caos que costumo resumir “até na Tv tem cheiro”, e nunca foi daqueles sítios “um dia…”, mas depois do vosso retrato de Panjim a imagem na minha cabeça melhorou, espero que com os próximos post mude completamente.
Ainda que no lado oposto ao que estão, têm prevista uma visita à cidade com o mesmo “nome” da blogger? Se forem, bebam um chá por nós, por mim bem forte e sem açúcar pelo AF forte e com mmmmmmuuuuito açúcar!
Beijos AF & PJ

Anonymous said...

linda passei na praia... e vi ondas pequeninas procurando os meus pés... eras tu, as ondas que foste enviando e ontem depois das noticias horriveis que soube ontem soube que estavas bem...

obrigada..