13 November 2008

phuket town




Depois da ilha dos elefantes e da segunda passagem por Bangkok decidimos experimentar a meca do turismo tailandez, na esperanca de encontrar o porque desse estatuto... e aconteceu. A vila que da o nome a ilha, longe das praias de poster de agencia de viagens e por isso menos procurada que Patong ou outras cidades-instantaneas agraceadas por uma areal ofuscante, e caotica e descaracterizada na maior parte das suas arterias, mas o centro -as vias mais antigas estao cheias de arquitectura chino-portuguesa, heranca dos caminhos abertos e trocas comerciais pos-descobrimentos-, a rebentar de tradicao e vida. Os mercados sao frescos e organizados, e os cafes e lojas alinham-se debaixo de arcadas muito "familiares", com a nossa escala, o nosso ritmo, a nossa sombra... e impossivel nao sentir que "ja tinhamos estado por ca", e por isso tao facil gostar da ideia de ficar por uns dias.


Viemos para assistir a festa da lua cheia de 12 para 13, que nao envolve raves na praia mas uma cerimonia bem mais popular e tao antiga que se celebra por toda a tailandia neste preciso mes - na noite mais importante do ano, a "mae" da que serve de pretexto para todos os meses os resorts e clubs de koh pha gnan lucrarem com o exotismo da coisa-, quando se pousam na agua cestos de flores com velas e incenso aos milhares, se lancam no ar baloes de ar quente que sobem devagar ate desvanecer no meio das estrelas. Tudo producao caseira, cheia de religiosidade e devocao. Ha um desfile, bandas a tocar, trajes tipicos de todas as cores, muito dourado e bling-bling, tambores e sininhos, comida de rua, megafones, ruas iluminadas com nenufares gigantes cor-de-rosa, muitos sorrisos... ao mesmo tempo uma paz incrivel. Perguntamos na pousada para onde todos iam festejar, e ter descido ate a baia foi ter encontrado uma noite que nao vamos esquecer.

6 comments:

me said...

a minha inveja foi tanta de tudo.. que vou para o brasil daqui a 1 semana!!!!!!!!!! depois ponho fotos no meu blogue se quiseres ver ai!!! beijinhos..e continuem a maravilhar os nosso olhos e a enriquecer a nossa leitura... beijinhosss

darjeeling said...

invejosaaaaaaa!!!lol
estou cheia de saudades, conta tudo no blog! Nao vais a party da madalena?... bj

me said...

vou.. mas no dia 24 parto rumo a salvador da baia...afinal a parte comercial da tailandia.. sempre vale a pena ir!!! beijinhossss

Anonymous said...

sabes como é a sofia, precisa de sol e praia quando sente que tá com os nervos á flor da pele!!!! precisa de espairecer e ser feliz! enquanto isso eu daqui leio as vossas historias!

me said...

a ver vamos se o sol me irá dar forças!!! :) eu faço fotosintese.. não sabiam???? :) mas a ver se não perco o fio á meada... é q 1 semana fora sem comp..

darjeeling said...

es a loira mais morena de portugal, lol. Traz mas e do brasil "aquele" presente que eu te pedi ( nem paga excesso de bagagem!), lol

bjs para as meninas!