20 November 2008

a porta da india






Voamos de Phuket para Bangkok, dormimos 6 horas no aeroporto e a terceira foi de vez: deixamos a tailandia e chegamos a india, a Bombaim.
Toda a gente diz isto e aquilo, mas na verdade acho que nunca se esta preparado para aqui chegar, por muito que se tenha sonhado com este destino. Nao falo dos cheiros ou das coisas mais evidentes e comuns a todos os relatos. O choque cultural e brutal, mesmo numa das cidades mais ocidentalizadas do pais. Tambem nao nos aconteceram episodios traumaticos, J. nao foi assaltado, nem eu fui assediada por ninguem!, mas todas as pequenas coisas sao tao diferentes, que o todo nao se digere com facilidade. A viagem de 30 Km, de taxi, entre o aeroporto e o Salvation Army, onde decidimos ficar por ser um "quartel" de viajantes - onde melhor que nos guias, a informacao flui na primeira pessoa -, durou 2 horas no meio de um transito sem regras, com automoveis encostados uns aos outros separados por escassos centimetros, na maior parte do percurso apenas 1. Todos os taxis tem um "altar" no tablier, e todos os taxistas confiam que independentemente do grau de perigo de cada manobra (que inclui desvios de um alguidar onde alguem se banha no meio da estrada, ou uma vaca estacionada), ou da constante eminencia de um choque frontal, que o seu destino esta nas maos de deus. E o nosso?
Passamos por bairros de lata, estacoes de comboio, edificios dos anos 50, bairros burgueses, chegamos a "Gate of India", e nas trazeiras do Taj - o mais carismatico e glamoroso hotel da cidade, com boutique luis vuiton e tudo -, estava a nossa espartana morada, um refugio para desalojados. Uns nao pagam nada, outros pagam cerca de 3 euros com refeicoes incluidas. Valeu a pena, conhecemos montes de gente sedenta de calor humano e actividades que fizessem lembrar os mundos que tinham deixado ha meses ou para os quais estavam a voltar na manha seguinte. E o edificio era lindo, decadente mas de uma maneira bonita.
Os primeiros contactos com a gastronomia local tambem foram os melhores, sem os tipicos danos colaterais!, acho que estamos a ficar imunes, e ate ja nem bebemos agua mineral, vai mesmo "del cano" quando um copo nos e posto em cima da mesa, e o calor e insuportavel. Bombaim foi fundada pela casta dos distribuidores de agua e se a populacao que hoje a habita chega aos 15 milhoes -sem contar com os arredores- a consome diariamente, acho que tambem conseguimos sobreviver.

6 comments:

darjeeling said...

b-cuka, cheguei! mas so vou por o pezinho na agua daqui a uns dias, mas aviso-te caso a onda seja maior que o previsto! Me aguarda... ;)

me said...

hummm anos na India? as minhas próximas noticias so lá para dia 4 de dezembro.. coincidentemente.. :) até lá boas aventuras.. depois ponho a leitura em dia.. beijinhossss

Anonymous said...

Fotos de fazer sonhar, é o que vocês nos enviam... continuação de boa viagem e boas recordações, são os votos vindos de Angola.

darjeeling said...

Oh! que bom (essas noticias de angola)! Esperamos que esteja tudo bem por esses lados e pela outra costa (mocambique, b-cuka!) tambem.
Adoramos o ultimo mail, se resolvesse "blogar" teriamos concorrencia feroz :) mas aguardamos fotos para sossegar a nossa imaginacao. bjs

ps- lobita diverte-te por outra paragem lusofona (que coincidencias!). Ai de ti que nao aparecas a 4 de dezembro, lol... diverte-te muito, muito, muito!

Anonymous said...

darjeeling... tou á espera.. tive o fim-de-semana todo á espera da ondinha mas no Bilene fiquei hospedade na lagoa e por mais que a enviasses por mar eu não a teria recebido... por isso é mesmo preciso avisar!!! ando cheia de saudades e essa onda vinha mesmo a calhar...

darjeeling said...

ja foi!... nao sentiste??? Vou tentar com mais potencia, lol vou bater os pes com tanta forca que ha-de dar resultado. Vai dizendo qualquer coisa ;)